jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2019

Jovens em conflito com a lei demonstram que oportunidades podem sim mudar destinos

Advogada Mabel Tibes da Silva, Advogado
há 4 anos

A comarca de Sombrio concluiu nesta semana o III Ciclo de Implantação do Projeto Oficina Profissionalizante, desenvolvido pelo juiz Evandro Volmar Rizzo, titular da área da Infância e Juventude. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, e o juiz-corregedor Alexandre Takaschima participaram da cerimônia, que diplomou quatro adolescentes formados em cursos de vendas, informática e corte e costura.

Com o tema "A oportunidade pode mudar um destino", o projeto tem o objetivo de estimular os jovens a concluir os cursos com uma abordagem mais ampla de suas questões e a se sentir motivados a dar continuidade aos estudos. Os que mais se destacam e demonstram interesse são encaminhados para ingresso no mercado de trabalho.

No decorrer do projeto oito adolescentes foram contratados, e desta turma um adolescente passará por entrevista em cartório de registro de imóveis, onde foi disponibilizada uma vaga. Os cursos profissionalizantes são oferecidos aos adolescentes que cometeram ato infracional sem violência ou grave ameaça. O cumprimento da medida socioeducativa é feito por meio da participação nos cursos.

O projeto iniciou em fevereiro de 2014, e a terceira turma começou a frequentar as aulas em março do mesmo ano. Nos sete meses de participação no projeto, além das aulas houve reuniões com os adolescentes e seus pais, assim como encaminhamentos à rede de atendimento de políticas públicas. O juiz Evandro Rizzo enfatizou que o objetivo é tornar efetiva a aplicação das medidas socioeducativas. "Que elas não sejam apenas o cumprimento do processo, mas sim uma tentativa de resolver o problema do jovem", concluiu.

Fonte: http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/jovens-em-conflito-comalei-demonstram-que-oportun...?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)